Motivação e o aprendizado de um novo idioma

A motivação é muitas vezes definida como a qualidade psicológica que leva as pessoas a alcançar um objetivo. Para os alunos de idiomas, o domínio de uma língua, a competência e habilidades comunicativas pode ser esse objetivo.

A língua é um sistema de comunicação ensinada como uma disciplina escolar, parte integrante da identidade do indivíduo envolvido em quase todas as atividades mentais, o canal mais importante de organização social embutida na cultura da comunidade onde ele é usado.

Quando começamos a aprender uma nova língua as dificuldades iniciais se apresentam principalmente ao memorizar novo vocabulário, fazer a colocação correta em uma frase ou entender o que está sendo dito. A princípio pode se parecer tudo muito frustrante, mas você vai chegar lá, desde que você permanecer MOTIVADO.

A motivação é a parte mais exigente da aprendizagem. A tarefa pode ser tão grande, tão infinita, que após o período inicial, alguns tendem a desistir. Aprender uma segunda língua, para a maioria das pessoas, que não vivem em um país estrangeiro, que não tem a possibilidade de estudar em tempo integral, que não tem pais bilíngues, e não querem ir para o exterior requer um muito de trabalho e um longo período de estudo.

Quantas vezes você perdeu chances importantes porque você estava com medo de aceitar o desconhecido? Todos os dias, as oportunidades vão se apresentar e cabe a você tomar ação. Talvez você tenha as oportunidades que se apresentam para que você cumpra uma ideia criativa, mudança de carreira, ou um objetivo, mas por causa de desculpas, preguiça, ou procrastinação, você optou por ignorar as suas chances. Aprender a reconhecer a oportunidade certa pode ensiná-lo a tomar decisões mais inteligentes da vida. Oportunidade é o que você faz dela… A vida é o que você faz dela! Mesmo quando há dificuldade… há oportunidades. Você só precisa agir e chegar a abrir a porta… chances estão lá esperando por você

Faça o exercício abaixo para melhorar sua motivação, tornando seu aprendizado mais gerenciável. Se você quiser aprender uma língua tenha objetivos claramente definidos e motive-se para fazer a diferença. Quanto mais clara e especificamente você responder a estas questões mais sucesso terá:

1. Por que quero aprender um novo idioma?

2. O que irei fazer com ele?

3. Por que preciso desse idioma?

4. O que estou tentando alcançar? Estou tentando chegar perto de proficiência nativa, ou somente pedir uma refeição em um restaurante?

5. Estou aprendendo uma língua por prazer ou para me ajudar nos estudos ou carreira?

6. Quais são meus objetivos futuros?

Os pequenos êxitos lhe darão reforço positivo aumentando a sua motivação para continuar. Uma vez que você elaborar sua lista, defina então qual programa ou aulas que que se ajustem aos objetivos que você definiu. Definir seus objetivos e atingi-los é extremamente motivador. Os pequenos êxitos lhe dará reforço positivo aumentando a sua motivação para continuar aprendendo o idioma.

Proprietária itanaliafranco, Educadora, Professora, Tradutora e Intérprete, Escritora, Palestrante, Coach, TerapeutaHolística ENGLISH/ESPAÑOL @ katiabrunetti2

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store